Filmes Citados em "Os Sonhadores"


Se você já assistiu "Os Sonhadores", provavelmente percebeu que eles citam vários filmes durante o filme.
Resolvi fazer esse post para você que já assistiu o filme, queria assistir os filmes que citam, mas não teve paciência de anotar cada filme.
Então vamos lá, começando com Bande à parte:

 Bande à Part | Band of Outsiders

 Direção: Jean-Luc Godard
Gênero: Drama/Policial
Duração: 97 minutos 

Sinopse
 Dois rapazes tentam convencer uma garota a furtar quantia em dinheiro guardada no quarto de seu patrão, enquanto um deles vive com ela um pequeno romance. Pequena homenagem de Godard aos filmes de crime estadunidenses.

Trailer

****

Paixões que Alucinam | Shock Corridor

Direção:Samuel Fuller
Roteiro:Samuel Fuller
Duração:101 min

Gênero:  Drama / Mistério

Sinopse: 
Realizado pouco antes de O Beijo Amargo e com quase a mesma equipe, Paixões que Alucinam

é considerado pela crítica a maior de todas as obras-primas de Samuel Fuller. Com poucos recursos e colaboradores valorosos, como a atriz Constance Towers e o diretor de fotografia Stanley Cortez, Fuller

deu asas à imaginação nesta parábola febril sobre jornalismo e loucura, psicanálise e política. O ponto de partida do filme é a presunção de um jornalista bem-conceituado (o desconhecido Peter Breck) que se compromete a resolver um assassinato cometido dentro de um asilo. Para ele, investigar o crime é uma grande chance para a conquista do Prêmio Pulitzer Só que, para isso, ele precisará internar-se como louco dentro da instituição.

Trailer


****


O Demônio das Onze Horas | Pierrot Le Fou (1965)

Direção:  Jean-Luc Godard 
Gênero:  Drama
Duração: 106 minutos

Sinopse
Ferdinand e Marianne, antigos amigos, se reencontram e passam a noite juntos. Marianne prefere chamá-lo de Pierrot. Quando amanhece, um cadáver encontrado no apartamento e uma história meio sinistra sobre uns gangsteres os obrigam a fugir. Depois de muitas loucuras, eles acabam numa praia. Marianne se cansa de tudo, trai Ferdinand com o chefe dos gangsteres e morre por isso. Ferdinand pinta o rosto de azul, amarra explosivos na cabeça, acende o pavio, se arrepende tarde demais.

Trailer


                                                                            ****


Os Incompreendidos | The 400 Blows (1959)

Duração: 99 minutos 
Direção: François Truffaut 
Gênero: Drama


Sinopse
Antoine Doinel (Jean-Pierre Léaud) é o filho negligenciado de Gilberte Doinel (Claire Maurier), que parece ter tempo para tudo menos o bem-estar da criança. Julien Doinel (Albert Rémy) não é o pai biológico, mas cria o menino como se fosse seu filho. Gilberte está tendo um caso e não se surpreende quando, por acaso, Julien fica sabendo que Antoine não está indo à aula, pois ela sabia que na hora do colégio o filho a tinha visto com seu amante. A situação se agrava quando Antoine, para justificar sua ausência no colégio, "mata" a mãe. Quando seus pais aparecem na escola, a verdade é descoberta e Julien o esbofeteia na frente de seus colegas. Após isto ele foge de casa e arruma um lugar para dormir. Paralelamente seus pais culpam um ao outro pelo comportamento dele, após lerem a carta na qual ele se despede. No outro dia Antoine vai à escola normalmente. Lá sua mãe o encontra e se mostra preocupada por ele ter passado a noite em uma gráfica. Ela alegremente o aceita de volta, mas os problemas não acabam. Antoine se desentende com um professor, que o acusa de plagiar Balzac. Como ele odeia a escola, sai de casa de novo e para viver é obrigado a fazer pequenos roubos.

Trailer


****


Quando Duas Mulheres Pecam | Persona (1966)

Duração: 85 minutos
Direção: Ingmar Bengmar
Gênero: Drama / Mistério

Sinopse

Atriz emudece e é internada por isso. Na verdade, apenas se nega a falar e passa a ser cuidada por uma enfermeira. As duas, isoladas, vão estabelecendo uma relação de intimidade e simbiose de personalidades

Trailer


****



A Chinesa | La Chinoise (1967)


Gênero: Drama
Direção: Jean-Luc Godard
Duração: 96 minutos

Sinopse
Enquanto discute sobre temas como Mao, Revolução Chinesa e o Socialismo, um grupo de estudantes franceses planeja ações terroristas.
Trailer


****



A Vênus Loira | Blonde Venus (1932)

Duração: 93 minutos
Gênero: Drama
Direção: Josef Von Sternberg

Sinopse
Marlene Dietrich e Cary Grant são electrizantes neste sucesso de Josef von Sternberg.
Marlene Dietrich interpreta Helen, uma antiga estrela de clubes nocturnos casada com um cientista Americano, Edward Faraday (Herbert Marshall), a quem foi diagnosticado envenenamento por rádio. Para conseguir dinheiro para uma cura na Europa para o marido, Helen regressa aos palcos como "A Vénus Loira" e transforma-se num sucesso nocturno. Apaixona-se intensamente por um elegante político Nicj Townsend (Grant) que se sente fascinado por ela e lhe oferece ajuda financeira.
Townsend leva Helen e o filho para um bonito apartamento, e quando Edward regressa inesperadamente da Europa e percebe que o filho e a infiel mulher o abandonaram, exige que ela deixe o filho à sua guarda. No papel de uma mulher dividida entre o marido, o amante, o filho e a carreira, Dietrich revela uma performance deslumbrante que faz deste, um dos filmes mais populares desta deusa do cinema.

Trailer


****



Parada de Monstros | Freaks (1932)

Direção: Tod Browning
Duração: 64 minutos
Gênero: Drama

Sinopse
O filme mais bizarro da história do cinema? Provavelmente, e foi rodado no coração da indústria de Hollywood, nos anos 30. Chama-se «Freaks» e freaks (autênticos) são a maioria dos seus atores. É uma história de paixões e vinganças, e de diferenças (umas mais inconciliáveis do que outras); mas é sobretudo uma das manifestações supremas da tortuosa visão do mundo de Tod Browning - "one of us".


Trailer


****



A Força do Poder | Scarface  (1983)

Direção: Brian De Palma
Gênero: Drama
Duração: 170 minutos

Sinopse
Quando Castro abriu o porto em Mariel Harbor, milhares de cubanos fugiram para os Estados Unidos. Um é um jovem rufia chamado Antonio (Tony) Montana, que, com o seu amigo Manny Ray, começa a operar com o tráfico de cocaína de Miami.
Ele sobrevive a um ataque de serra electrica quando um negócio corre mal, e a várias outras tentativas de assassinato por parte de «dealers» rivais que o querem eliminar. Eventualmente, o grandioso Montana torna-se líder de um cartel. Mas os seus inimigos começam a persegui-lo e a sua paranóia ameaça fazer ruir o império que construiu...

Trailer


****



Rainha Christina | Queen Christina (1933)

Direção: Rouben Mamoulian
Duração: 99 minutos
Gênero: Drama / Romance

Sinopse
No século XVII, a Rainha Cristina da Suécia é uma governante europeia de grande relevo e nunca pensou em romance. Contudo, ela apaixona-se secretamente e acidentalmente por um emissário espanhol, embora um casamento entre ambos pareça fora de questão.

Trailer



****


O Picolino | Top Hat (1935)

Direção: Mark Sandrich
Duração: 101 minutos
Gênero: Comédia / Musical

Sinopse
Em Londres, Jerry Travers (Fred Astaire), um dançarino americano, está ensaiando um número de sapateado em seu quarto de hotel, pois foi contratado para fazer um show. Entretanto, ele acaba incomodando a bela Dale Tremont (Ginger Rogers), a vizinha do quarto embaixo. Logo ambos começam a se apaixonar.

Trailer



****


Acossado | À Bout de Souffle (1960)

Direção: Jean-Luc Godard
Duração: 87 minutos
Gênero: Drama

Sinopse

Paris, anos sessenta. Um jovem ladrão de automóveis mata um polícia e tenta persuadir uma rapariga americana a fugir com ele para Itália.

Trailer


****


Crepúsculo dos Deuses | Sunset Boulevard (1950)

Direção: Billy Wilder
Duração: 110 minutos
Gênero: Drama

Sinopse
A ex-estrela de filmes mudos Norma Desmond vive solitária com o seu fiel empregado Max von Mayerling na sua mansão na famosa Sunset Blvd. A sua vida ganha um novo alento quando o fracassado argumentista Joe Gillis se refugia em sua casa fugindo de dívidas por pagar.
Quando Norma descobre que Gillis é um argumentista, resolve mostrar-lhe o rascunho de uma história, pedindo-lhe que a melhore para que Cecil B. DeMille a dirija no papel principal.

Trailer



****


A Virgem Possuída | Mouchette (1967)

Duração: 90 minutos
Direção: Robert Bresson
Gênero: Drama

Sinopse
Mouchette tem apenas 14 anos. Seus pais são pobres e alcoólatras. Uma noite, ao sair da escola, toma o caminho através dos bosques e se perde. As trevas noturnas a surpreendem, desaba um temporal. Ela abriga-se sob as árvores. Arsene, que caçador que volta de uma de suas rondas, leva-a à sua choupana, onde ela seca a roupa. Arsene confessa haver matado o guarda-campestre naquela mesma noite. Mouchette propõe encontrar um álibi para Arsene a fim de despistar a polícia. Arsene a violenta. Ao voltar para casa, Mouchette encontra a mãe agonizante.

Trailer


****



Luzes da Cidade | City Lights (1931)

Duração: 87 minutos
Direção: Charles Chaplin
Gênero: Comédia

Sinopse
Um dos filmes mais aclamados de Chaplin, "Luzes da Cidade" é mais uma obra-prima em que o mestre da pantomina combina, de forma geniel, puro humor com drama. Desta vez, Carlitos se apaixona por uma bela florista cega e se envolve nas maiores trapalhadas para conseguir dinheiro necessário para restaurar a visão da moça. A cena final, em que a florista descobre a verdadeira identidade de seu benfeitor, é um dos momentos mais memoráveis da história do cinema.



****



O Homem das Novidade | The Cameraman (1928)


Direção:  Edward Sedgwick / Buster Keaton 
Duração: 67 minutos
Gênero: Comédia

Sinopse
Luke Shannon (Buster Keaton) é um fotógrafo de retratos que se apaixona por Sally (Marceline Day), uma bela mulher que trabalha como secretária na MGM. O maior rival de Luke na disputa pelo coreção da moça é um câmera da companhia. Dessa forma, Luke decide arrumar um emprego na MGM para impressiona-la. Luke comete uma série de erros em sua função como câmera, já que não tem experiência alguma.

Trailer



****



Juventude Transviada | Rebel Without A Cause (1955)

Direção: Nicholas Ray
Duração: 111 minutos
Gênero: Drama

Sinopse
Jim Stark (James Dean) é um encrenqueiro, que fez os pais se mudarem de uma cidade para outra até se fixarem em Los Angeles, que é preso de madrugada por embriaguez e desordem. No distrito policial está Judy (Natalie Wood), uma jovem que está revoltada com o pai, que a chamou de vagabunda imunda por ter se maquiado. Lá está também um rapaz, John Crawford (Sal Mineo), mais conhecido como Platão, que atirou em alguns cães. Um compreensivo policial entende que Jim recebe em casa apenas um amor superficial dos seus pais, e que Jim nunca aceitou que seu pai seja totalmente submisso à sua mãe. Enquanto Jim espera na delegacia pelos pais, que tiveram de cancelar um compromisso social para tirá-lo da prisão, ele tem um rápido contato com Judy e Platão. Após ser libertado parecia que tudo estava resolvido, mas ao tentar fazer amizade na manhã seguinte com sua jovem vizinha, a própria Judy, cria um desentendimento com Buzz (Corey Allen), que namora Judy e é o líder de uma gangue do colégio. Esta rivalidade vai gerar algumas situações com trágicas conseqüências.

Trailer




****

Bem, é isso gente (:
Se souberem de mais algum filme que não esteja na lista, me avise.
Gostaram?
Escreva um comentário aqui embaixo e deixe uma garota feliz (:

Beijos,
Ananda





3 comentários:

  1. os únicos q vi foram Luzes da Cidade (que sou apaixonada desde os 6aninhos!) e juventude transviada.. hehe
    amei o post..
    sucesso e prosperidade a vcs!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, mas o Scarface citado por você não é o mesmo que aparece no filme. A referencia que eles fazem é do Scarface de 1932.

    ResponderExcluir
  3. Os Sonhadores é uma história interessante e cativante amor diretamente ligada ao contexto político-cultural aconteceu na primavera de '68 tumultos na cidade de Paris, capturando perfeitamente cenários e ambientes. Uma fita sedutor, com um grande elenco sobre todos os atores de cinema Eva Green (Isabelle) e Louis Gardel (Theo), surpreso com a simplicidade e graça encarnado quando alguns personagens e complexo coloridas, como Michael Pitt, que, completando o trio, e ao abrigo de um apático, alucinado enquanto aparentemente atira trabalho com interpretação meticuloso, embora às vezes um pouco inútil. No geral, é um drama de amor cheio de ideais e descobertas que adora o cinema.

    ResponderExcluir