Livros Distópicos

Olá!

Como você pode ver, estamos a quase um ano sem postar nada e sim, eu estou morrendo de vergonha por isso. Sinto muito e não prometo mudar, porque eu realmente não acredito que aconteça, mas vamos cruzar os dedos. 

Como já diz o título, pretendo falar (ou melhor, escrever) sobre distopias, que se trata do meu gênero literário favorito. É claro que também darei algumas dicas, porque ler um texto gigantesco é super chato, mas começando do início, para quem não sabe o que significa a palavra distopia, bem:

De acordo com Wikipédia
Distopia ou antiutopia é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa". As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, "caem as cortinas", e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações.
Nos livros, isso quer dizer "futuro próximo onde o mundo mudou e virou uma merda pior que já era". É, não tenho muito orgulho de esse ser meu gênero favorito. É tipo Jogos Vorazes só que com variações criativas. Não sei dizer porque gosto tanto disso, além de tentar explicar que sou um pouco mórbida, mas como todo mundo está adorando isso ultimamente também, eu não me sinto tão culpada. Indo direto ao ponto, acho que gostamos tanto disso porque é uma forma de imaginar o que você faria num possível -e provável- apocalipse e sei lá, acho que eu sempre seria essa pessoa que morre ou se ferra primeiro, é tipo uma sina.

Como eu já li alguns livros, na verdade bastante livros do tipo, sinto-me na obrigação de passar a diante o meu amor. Parando um pouco o papo furado e indo às dicas...






Óbvio, óbvio, óbvio. Eu sei, não me odeiem, mas é quase um pecado falar de distopia e não citar esse livro, por isso, nada de especulações sobre o tal, vou apenas colocar o link do Skoob dos livros da série (isso também vai aparacer em todos os livros aqui citados) e para quem não sabe, Skoob é uma rede social brasileira de livros e tal.



LIVRO I                           LIVRO II                      LIVRO III








Com o filme prestes a lançar é bem provável que muita gente não conheça, mas sempre há um. Não vou dizer nada além de que é uma das minhas séries favoritas e é simplesmente incrível. O filme lança em 18 de abril deste ano, então fique esperto (a) e tente ler antes se ainda não o fez. E o terceiro livro ainda não lançou no Brasil, mas tudo bem, porque minha agonia até Março, espero.


TRAILER LEGENDADO DO FILME

LIVRO I      LIVRO II     LIVRO III







Ai esse livro <3 Eu fiquei tão encantada quando comecei a lê-lo, que ele e suas 426 páginas não duraram nem 2 dias. É esse tipo de livro que você começa e só Deus para te parar; que você passa a noite acordado (a), mas termina ele. Enfim, é incrível. Um dos meus favoritos, e é ainda melhor, porque o filme está sendo produzido pela 20th Century Fox e tem previsão de estreia nos cinemas para o dia 14 de fevereiro de 2014. Mas ainda não tem trailer, só algumas fotos, que você pode ver aqui.

PS: Se acontecer desgraça a partir do segundo livro, não me odeie, eu ainda só tive a oportunidade de ler o primeiro.

LIVRO I             LIVRO II            LIVRO III             LIVRO IV








Eu já li esse livro duas vezes e não me arrependo. É aquele tipo de livro que termina com você implorando pelo próximo (bem, os três de cima também se encaixam nessa sessão). É lindo -perdão pela ironia idiota- e surpreendente, sem falar na criatividade do autor pra criar esse história. Eu e minha irmã temos sérias dúvidas sobre qual seria nossa opinião se algo do tipo acontecesse, hahah. 



LIVRO I            LIVRO II               LIVRO III             LIVRO IV







Tudo bem que hoje em dia só de você citar Crepúsculo, alguém já olha com cara de nojo pra você, mas esse livro me fez gritar que eu amo a Stephanie Meyer. Não que eu ache que Crepúsculo seja ruim -mesmo que haja drama o suficiente para dar vender-, mas a autora se superou aqui. Lembro que quando eu comprei minha mãe ficou tipo "ahh, demônio" por causa do nome, mas depois esse virou um dos livros favoritos dela, assim como um dos meus. Já tem filme e tudo, e a adaptação é uma coisa de fofura e ainda tem a Saoirse Ronan como personagem principal <3





Eu poderia continuar a escrever para sempre, mas isso de entediaria, então vou colocar alguns outros nomes, mas sem foto, qualquer dia faço a resenha de cada um deles.


-ESTILHAÇA-ME - TAHEREH MAFI

-DELÍRIO - LAUREN OLIVER

-GÊNESIS - BERNARD BECKETT


Espero que você tenha gostado, e pretendo atualizar o post assim que eu ler outros livros. Bem, realmente espero que vocês tenham gostado. Beijinhos (:

2 comentários:

  1. Af sou louca por esses 5 livros. Li tbm em pouquissimo tempo cada um hahahaha amei o post s2s2s2

    ResponderExcluir